Francisco da Conceição já não é director nacional do Desporto de Rendimento

Francisco da Conceição já não é director nacional do Desporto de Rendimento

Francisco da Conceição já não é director nacional de Desporto de Rendimento na Secretaria de Estado de Desporto (SED).

Segundo uma publicação do jornal Desafio, citando fontes do Governo, o técnico de basquetebol e académico viu a sua ligação de quase 10 anos com o Governo chegar ao fim na semana passada, ao ser demitido por Carlos Gilberto Mendes, secretário de Estado de Desporto.

“Conceição foi demitido sob alegação de uma pálida organização da 11.ª Gala Nacional de Desporto, havida na quinta-feira do dia 18 de Julho último”, refere a mesma publicação.

Campeão africano de clubes em femininos, à frente da Académica, em 2001, em Abidjan, Costa do Marfim, e campeão nacional pela equipa masculina do Ferroviário de Maputo, em 2005, Francisco da Conceição firmou-se no desporto nacional como treinador antes de abraçar o dirigismo, pela via do Governo, durante o primeiro mandato do Presidente Filipe Nyusi.

Na altura, desempenhou o cargo de director nacional do Desporto no então Ministério da Juventude e Desporto (MJD), dirigido pelo jurista e professor universitário Alberto Nkutumula. Depois, passou a dirigir o Instituto Nacional de Desporto (INADE) antes de, em 2020, já no segundo mandato do actual Executivo, assumir a pasta de director nacional de Desporto de Rendimento da SED, herdeira da parte desportiva do extinto MJD.

Até à sua demissão, Conceição tinha o mandato de, entre outros, estimular, dinamizar e apoiar o fortalecimento do associativismo desportivo, promovendo a autonomia do seu funcionamento, apoiar e avaliar a participação de delegações nacionais nas competições internacionais, como também liderar organização de provas internacionais em nome do Governo.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.