A agência de notação financeira Fitch Ratings alerta que as ameaças à segurança e instabilidade política ainda podem representar riscos para a retomada do projecto TotalEnergies LNG ao longo bacia do Rovuma em Cabo Delgado, antevendo incertezas quanto à continuidade da força ruandesa no norte de Moçambique.
“Notavelmente, nossa suposição de que uma força ruandesa, em vigor desde 2021, continuará a apoiar a segurança na área ao redor do empreendimento está sujeita a incertezas”, refere a Fitch Ratings, numa análise a que o MZNews teve acesso.
Segundo esta agência de notação financeira, o financiamento da União Europeia (UE) para a presença da força do Ruanda está a ser afectado por controvérsias políticas face ao envolvimento da força ruandesa no conflito armado na RDC.
“Por exemplo, a UE impôs restrições a alguns membros da Força de Defesa de Ruanda por suposto envolvimento em conflitos armados na República Democrática do Congo. Mais agitação política e social interna em Moçambique também pode retardar o progresso do projecto”, explica a agência.
No mesmo documento, a Fitch acredita que o projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL) da TotalEnergies em Moçambique avança este ano, após aprovação do financiamento de 4,7 mil milhões de dólares pelo Exim Bank.
(Foto DR)
Deixe uma resposta