O Presidente da República, Filipe Nyusi, reconhece a necessidade do país fazer a transformação dos seus recursos naturais para a posterior exportação.
O Chefe do Estado falava, nesta segunda-feira, no encontro que manteve com representantes da Ordem dos Engenheiros de Moçambique, no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo.
O encontro debateu entre outros, o estágio da engenharia no país, formação e retenção de quadros nas instituições do estado.
“Ficou claro que temos problemas de ausência ou fraqueza ou falta de incentivos nos recursos humanos. Percebi também a necessidade de trabalhar no sentido de transformar os recursos e riqueza, antes de exportar e o ministro Moreno ficou claro quando diz e é bom, porque desconstrói alguma narrativa pessimista que tem estado a surgir de que nós no tempo colonial tínhamos isso…como se não estivesse a acontecer nada; carregar no navio chapas para vir montar aqui, de facto, isso também podemos fazer, não custa muito, mas o importante agora é que essa chapa não pode sair daqui. Ficou claro que esse movimento todo vai nos ajudar para a redução das importações”, disse Nyusi.