O Presidente da Republica, Filipe Nyusi, vai realizar uma visita de trabalho e de Estado de quatro dias à Tanzânia, a partir desta segunda-feira, 1 de Julho, até quinta-feira, 4 de Julho, procurando dinamizar as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
A visita do Presidente Nyusi é também significativa no momento em que conclui o seu segundo mandato presidencial, constituindo uma oportunidade para se despedir do povo tanzaniano.
Falando ontem numa conferência de imprensa em Dar es Salaam, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da África Oriental da Tanzânia, January Makamba, destacou que a visita segue um convite da Presidente Samia Suluhu Hassan.
“O Presidente Filipe Nyusi chegará amanhã (segunda-feira) ao Aeroporto Internacional Julius Nyerere (JNIA), respondendo ao convite do Presidente Samia”, afirmou Makamba, citado pelo jornal Daily News.
À chegada, o Presidente Nyusi será recebido por vários responsáveis governamentais. No dia 2 de Julho, será recebido na Casa do Estado em Dar es Salaam pelo Presidente Samia para discussões privadas seguidas de briefings com os meios de comunicação social e da assinatura de acordos em sectores-chave como a saúde, os meios de comunicação social e a educação.
“A visita tem como objetivo fortalecer os laços econômicos, com foco em educação, segurança, infraestrutura, mineração, petróleo, gás e as significativas reservas de gás offshore de Moçambique”, enfatizou Makamba.
Destacando a situação actual do comércio, Makamba reconheceu a necessidade de melhorias. “No ano passado, o comércio com Moçambique totalizou aproximadamente 17 milhões de dólares americanos, abaixo dos mais de 57 milhões de dólares americanos do ano anterior.
O fortalecimento das relações comerciais é uma prioridade”, acrescentou. O Presidente Nyusi também inaugurará a 48ª Feira Internacional de Dar es Salaam (DITF) no dia 3 de Julho, sublinhando a sua importância e reforçando os compromissos económicos bilaterais.
O Presidente Nyusi seguirá para Zanzibar para uma visita privada antes de retornar a Moçambique pelo Aeroporto Abeid Karume. (Daily News)
Deixe uma resposta