Em todo o mundo, várias empresas como bancos, companhias aéreas, empresas de telecomunicações, emissoras de rádio e televisão e supermercados ficaram offline, esta sexta-feira (19), depois de registarem uma falha nos seus serviços Windows oferecidos pela Microsoft.
As nossas fontes não apontam problemas em África. O MZNews contactou as Linhas Aéreas de Moçambique e a empresa disse que está a operar com normalidade.
A Microsoft informou na sexta-feira que os utilizadores poderão não conseguir aceder aos seus serviços de aplicações baseados na nuvem 365. Foi um dia difícil para o gigante da tecnologia, com uma falha na nuvem que fez com que as companhias aéreas dos Estados Unidos ficassem em terra no início do dia, no que se acredita ser um problema independente.
De acordo com a media internacional, tais empresas viram seus ecrãs de dispositivos de trabalho ficarem completamente azuis, com erro de “morte”.
A empresa de cibersegurança Crowdstrike relatou problemas. Na Austrália, o Aeroporto de Melbourne disse que o problema afectou os processos de check-in. As emissoras australianas Australian Broadcasting Corporation e Sky News confirmaram que estavam a ter dificuldades de transmissão. No Reino Unido, companhias de comboio comunicaram ao público a possibilidade de perturbações devido a problemas informáticos.
A United Airlines, a quinta maior companhia aérea do mundo em número de passageiros, disse que uma falha de software de terceiros está a afectar os sistemas informáticos em todo o mundo, incluindo na United. Como medidas, suspendeu aviões nos aeroportos e deixou prosseguir voos em curso (no ar).
Há ainda relatos de problemas informáticos em empresas do Japão, Amsterdão, Índia, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, entre outros.
Deixe uma resposta