O Facebook está a lidar com incertezas sobre o futuro do seu negócio de publicidades, daí que tenciona começar a publicar os resultados financeiros dos seus laboratórios de realidade aumentada e virtual, disse esta segunda-feira a empresa.
Isso deverá ocorrer como uma unidade separada, onde está a investir avultadas somas de dinheiro para suas ambiciosas iniciativas de construir o “metaverso”.
A empresa de Zuckerberg reportou receitas trimestrais abaixo das expectativas do mercado (17% o terceiro trimestre), em grande parte devido às alterações das políticas de privacidade da Apple no iOS.
O Facebook disse esperar que as receitas do quarto trimestre se situem entre os 31,5 mil milhões de dólares e os 34 mil milhões de dólares. Os analistas tinham previsto 34,84 mil milhões de dólares em receitas, ou um incremento de 24,1%, de acordo com dados do IBES da Refinitiv.
O Facebook esperava que o seu investimento na sua divisão de hardware, Facebook Reality Lab – que vai trabalhar as ambições do “metaverso” –, reduzisse o lucro operacional global este ano em cerca de 10 mil milhões de dólares.
“Este não é um investimento que vai ser rentável para nós num futuro próximo”, disse Mark Zuckerberg. “Mas acreditamos que o metaverso vai ser o sucessor da Internet móvel”.
Recorde-se que, no início deste mês a empresa disse que pretende contratar dez mil novos funcionários na Europa durante os próximos cinco anos para trabalhar nesta iniciativa.