A petrolífera Exxon Mobil e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) anunciaram que vão providenciar 50 bicicletas para Associação de Mulheres de Changalane, no sul do país por forma a responder as dificuldades por elas enfrentadas na sua actividade agrícola.
Segundo o comunicado das duas empresas, a doação visa reduzir a pobreza através de um transporte pessoal de baixo custo e altamente eficiente, ajudando os agricultores na produção de colheitas de horticulturas, bem como melhorar o sistema de irrigação.
Trata-se de uma acção que é acompanhada pela ADPP em parceria com a Mozambikes, uma empresa moçambicana que adapta bicicletas.
“A emancipação da mulher e a agricultura são pilares chaves da responsabilidade social da Exxon Mobil a nível global”, referiu Jos Evens, director-geral da da Exxon Mobil em Moçambique em comunicado.
Numa iniciativa semelhante, em Julho, em parceria com a ADPP e a Mozambique Renewables, a Exxon Mobil doou 30 fogões melhorados, de menor consumo de lenha, painéis solares e iluminação