Exportação de gás sobe para 901 milhões de dólares

Exportação de gás sobe para 901 milhões de dólares

A exportação de gás natural produzido no mercado moçambicano ascendeu a 901 milhões de dólares norte-americanos no primeiro semestre do ano em curso, um aumento de 33% face ao mesmo período de 2023.

“O incremento nas receitas do gás natural é explicado pelo aumento do volume exportado, associado ao início da exploração e exportação do gás da área 4 da bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, num contexto em que no mercado internacional, o preço médio baixou 28%”, lê-se num relatório do Banco de Moçambique citado pelo “Notícias.”

As vendas de gás natural por Moçambique ascenderam a 1.726 milhões de dólares m 2023, três vezes mais do que em 2022, aproximando-se do carvão, que ainda lidera entre as exportações moçambicanas.

Dados de relatórios anteriores do Banco de Moçambique, indicam que a exportação de gás natural em 2023 aumentou 218% face ao ano anterior, em que essas vendas atingiram os 541,6 milhões de dólares.

Ainda de acordo com o jornal, em 2023, Moçambique exportou ainda gás, em valor, idêntico à soma dos anos de 2017 a 2022, que totalizou mais de 1.866 milhões de dólares.

O aumento nas exportações de gás natural continua a ser explicado pelo arranque, no final de Outubro de 2022, da operação na Área 4, o único dos três projectos aprovados já em fase de produção pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma ‘joint venture’ em copropriedade da ExxonMobil, Eni e CNPC (China), que detém 70% de interesse participativo no contrato de concessão, cuja produção de gás natural arrancou em 2022.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.