A insustentabilidade da cultura de banana está a levar mais de dois mil produtores da localidade de Munguíne, no distrito da Manhiça, província de Maputo, a abandonarem o cultivo da cultura.
Os produtores dizem que estão a registar perdas significativas de banana e outras culturas, de acordo com a Rádio Moçambique.
Com isso os produtores estão a optar por cultivar a cana-de-açúcar, cultura cujo rendimento não satisfaz as suas necessidades.
Os agricultores queixam-se da falta de mercado e principalmente da precaridade das vias de acesso, que não permitem o escoamento da produção de banana.
A administradora do distrito da Manhiça, Cristina Mafumo, adianta que já estão em curso acções visando o melhoramento das condições da via de acesso que parte da Estrada nacional número um (EN1) à zona baixa de produção, da localidade de Munguíne.
A localidade de Munguíne conta com 14 associações de produtores que neste momento enfrentam dificuldades de vária ordem, devido a falta de mercado e condições de vias de acesso para o escoamento da produção.
Deixe uma resposta