Ex-guerrilheiros da Renamo foram expulsos da sede do partido por homens armados

Ex-guerrilheiros da Renamo foram expulsos da sede do partido por homens armados

Os guerrilheiros da Renamo que haviam encerrado a sede nacional do partido na sexta-feira foram expulsos do local por homens armados.

O grupo de antigos guerrilheiros da Renamo que contesta a actual liderança, acusam o presidente do partido, Ossufo Momade, de enviar os homens da sua confiança, para terminar com o protesto.

De acordo com uma publicação da RFI, os dissidentes prometem continuar com a luta que visa o afastamento de Ossufo Momade da liderança do partido, na sequência dos maus resultados obtidos nas eleições autárquicas do ano passado e nas gerais de 09 de Outubro.

As portas da sede nacional da Renamo estiveram encerradas desde a manhã de sexta-feira até ao princípio da noite de sábado, quando homens armados invadiram o local para expulsar os guerrilheiros. João Machava, porta-voz do grupo explicou que depois da chegada ao local dos homens armados, os dissidentes, que não queriam responder com violência, decidiram sair.

“De repente apareceu um grupo de mais de 30 homens e começaram a violentar-nos e como nós não queremos responder pela violência, optamos por nos retirar. Mas a nossa retirada não é o fim da nossa causa”, disse o porta-voz do grupo.

Dois dos ex-guerrilheiros ficaram feridos nos confrontos. O grupo exige a realização do conselho nacional alargado aos combatentes com vista a eleger uma nova direcção do partido.

O episódio de violência repetiu-se igualmente na delegação do partido Renamo, na cidade de Chimoio, entre as alas que apoiam e os que exigem a saída de Ossufo Momade.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.