“Europa não está dar a devida atenção à crise pós-eleitoral em Moçambique” – Venâncio Mondlane

“Europa não está dar a devida atenção à crise pós-eleitoral em Moçambique” – Venâncio Mondlane

O candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane revelou ontem, perante aos deputados do Parlamento Europeu que a Europa não está a dar a atenção devida à crise pós-eleitoral em Moçambique.

“A União Europeia está um pouco a hesitar”, atirou Venâncio Mondlane, acrescentando que os moçambicanos estão entregues à sua sorte e que a situação não está a ter a devida atenção.

Entretanto, numa entrevista à DW, a eurodeputada Ana Vasconcelos Martins, da Iniciativa Liberal, concordou com os pronunciamentos de Venâncio Mondlane, tendo afirmado que “gostava de ver uma maior coerência, tendo em conta o tratamento que a Europa dá a outros temas”.

“Em relação ao contraste apresentado por Venâncio Mondlane, é verdade que a Venezuela é um tema muito forte e estamos muito satisfeitos que tenha tido a atenção que teve da parte da União Europeia e em particular do Parlamento Europeu, mas esta é uma situação em Moçambique que está a escalar. Portanto, não estar a dar a importância que dá a outros casos é, de facto, uma falha da União Europeia”, enfatizou.

A eurodeputada afirmou ainda estar a procurar perceber a razão dessa indiferença. “Sinceramente, também estou a tentar perceber. Isso também parte de quem tem possa ter uma maior ligação histórica e possa chamar mais a atenção para a situação. Nós faremos a nossa parte, seria desejável que outros portugueses também o fizessem, para chamar a atenção sobre esta situação”, acrescentou.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.