Estado vai recuperar mais de 348 milhões de hectares de terra por incumprimento dos planos de exploração

Estado vai recuperar mais de 348 milhões de hectares de terra por incumprimento dos planos de exploração

O incumprimento dos planos de exploração de terra por parte dos utentes ou requerentes levou o Estrado a decidir pela reversão a seu favor, disse, hoje, em Mossuril, na província de Nampula, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze.

“De Agosto de 2021 a esta parte, o Ministério da Terra e Ambiente fiscalizou, em todo o país, 658 parcelas, correspondentes a uma área de 373.737,746 hectares, dos quais 348.535,169 serão revertidos a favor do Estado”, disse a Ministra, na abertura do III Conselho Coordenador da instituição.

No entanto, Maibaze destacou o registo de cerca de 5.600 novos pedidos de títulos de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT), correspondentes a cerca de 4 mil hectares de área, bem como a emissão de cerca de 2.940 autorizações provisórias e pouco mais de 54 mil autorizações provisórias de DUAT foram transformadas em autorizações definitivas e emitidos os respectivos títulos de DUAT.

“No mesmo período registamos cerca de 194 mil ocupações de boa-fé e emitimos cerca de 65.000 títulos de DUAT, no âmbito do Programa Terra Segura”, disse a Ministra citada na página da instituição no Facebook.

Ivete Maibaze falou igualmente da fiscalização de 89 Instrumentos de Ordenamento Territorial, sendo 54 Planos de Pormenor, 17 Planos Parciais de Urbanização, 5 Planos Distritais de Uso de Terra, 5 Planos de Estrutura Urbana, 5 Planos de Reassentamento, 2 Planos Gerais de Urbanização e 1 Plano de Reordenamento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.