Esposa de Chapo promete uma agricultura mecanizada e pesca industrial ao eleitorado de Inhambane

Esposa de Chapo promete uma agricultura mecanizada e pesca industrial ao eleitorado de Inhambane

A esposa do secretário-geral da Frelimo e candidato desta formação política a Presidência da República, Gueta Chapo, garante mobilizar empresários para ajudar a dinamizar a economia do distrito de Govuro, província de Inhambane, sul de Moçambique, que actualmente apresenta baixos rendimentos apesar do enorme potencial na actividade agrícola e pesqueira.

O distrito de Govuro é considerado referência na promoção do bem-estar das famílias, através da produção agrária e exploração sustentável de recursos naturais.

Por isso, a esposa de Daniel Chapo, citada pela AIM, garantiu esta terça-feira (27), durante um comício de campanha eleitoral, continuar a trabalhar para o desenvolvimento económico local, promovendo o crescimento económico acelerado assente no aumento da produção e produtividade e na exploração sustentável das potencialidades do distrito.

Gueta Chapo, que poderá ser futura Primeira-Dama da República, caso o esposo vença as presidenciais de 09 de Outubro, pretende também privilegiar os vectores de desenvolvimento económico local, nomeadamente, a produção e produtividade agrária, gado bovino e caprino, pesca, extracção de sal, e ecoturismo, garantindo, igualmente, o acesso à infra-estruturas e serviços básicos às famílias do distrito.

A fonte destacou, igualmente, a importância de Moçambique cooperar com os outros países para desenvolver a economia local.

A preocupação da esposa do candidato presidencial da FRELIMO ocorre numa altura em que persiste a falta de emprego formal para os jovens, e o difícil acesso à saúde, educação, água, e prevalência de dificuldades para reabilitar estradas e vias de acesso.

A falta de incentivos no sector da agricultura e pescas, ausência de programas de distribuição de uniforme e lanche escolar, apoio à cultura local, são alguns dos grandes desafios apresentados durante um encontro com líderes comunitários, religiosos, e membros do secretariado distrital do partido Frelimo.

Apesar do potencial agrícola e pesqueiro, os residentes queixaram-se do facto de estas áreas terem sido relegadas ao esquecimento.

“O distrito de Govuro tem um enorme potencial na área da agricultura, e tem um regadio de grande extensão, mas sentimos que não está sendo explorado como deve ser. Há necessidade de se trazer investidores com capacidade para responder a este desafio, porque a população precisa de sentir que tem um regadio que lhe beneficia”, disse um jovem residente local.

Acrescentou que “na componente da pesca também sentimos que há necessidade de trazer alguns parceiros, porque agora os pescadores recorrem à pesca tradicional”.

“À medida que o tempo vai passando a tendência é de o peixe manter-se no alto mar. Então, há necessidade de termos que investir um pouco mais em barcos à altura de responder o cenário actual do sector das pescas”, propôs.

Relativamente a estas preocupações, Gueta Chapo garantiu mobilizar empresários ligados ao sector para a mecanização da actividade agrícola e pesqueira, com vista à comercialização dos produtos de Govuro nos mercados nacionais e internacionais.

 

Foto (AIM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.