A Eni Rovuma Basin, em nome dos parceiros da Área 4 e em conjunto com a ADPP, inaugurou uma infraestrutura desportiva escolar na Escola Primária Comunitária Cidadela das Crianças ADPP, em Maputo.
O projecto consistiu na reconstrução total de um campo desportivo polivalente com cerca de 600 metros quadrados, para a prática de actividades desportivas escolares como o basquetebol, futebol de salão, voleibol e andebol e inclui também uma área recreativa totalmente equipada para as crianças em idade pré-escolar.
A implementação deste projecto visa desenvolver as capacidades educativas e físicas dos alunos com o objectivo de melhorar o seu desempenho académico e ao mesmo tempo reduzir as taxas de abandono escolar.
A inclusão das actividades desportivas no currículo permitirá uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, contribuindo assim para a expansão das oportunidades de aprendizagem. Estas infraestruturas vão beneficiar cerca de 500 estudantes da Cidadela de Crianças ADPP e todas as crianças residentes nas comunidades circunvizinhas.
Com esta iniciativa, a Eni Rovuma Basin pretende contribuir para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 3 – Boa saúde e bem-estar, e o ODS 4 – Educação de qualidade.
Esta iniciativa enquadra-se na implementação do plano de sustentabilidade do projecto Coral Sul, aprovado pelo Governo de Moçambique.
O Coral Sul é o primeiro projecto a colocar em produção recursos consideráveis de gás natural da bacia do Rovuma, em Moçambique, com o primeiro carregamento de GNL está previsto para o segundo semestre de 2022. O projecto é operado pela Eni Rovuma Basin em nome dos parceiros da Área 4, nomeadamente a Eni, ExxonMobil, CNPC, Galp, KOGAS e ENH.
Deixe uma resposta