A petrolífera Eni pode listar mais de 30% de seus novos negócios a retalho e energias renováveis no que provavelmente será uma das maiores ofertas públicas iniciais da Itália, em 2022.
Em Outubro deste ano a empresa anuiu que decidiu por listar uma participação minoritária na unidade para ajudá-la a financiar seus planos de abando da indústria do petróleo e gás.
O grupo italiano devia apresentar seus planos de negócio, que incluem geração de energia renovável e venda de energia aos clientes, no início da semana.
A Eni pretende vender entre 25% e 30% das acções, mas pode vender mais um pouco conforme a demanda do mercado.
De acordo com fontes próximas, a unidade criada no início deste ano, como parte dos planos mais ambiciosos da Eni para descarbonizar seus negócios, pode valer cerca de 11,3 mil milhões de dólares.
Em Abril, o Director financeiro do grupo, Francesco Gattei, disse que a fusão de suas operações de energia renovável e retalho poderia criar um veículo com múltiplos de dois dígitos.
A Eni, que neste mês aumentou os negócios com a compra da segunda empresa italiana de carregamento de veículos elétricos, Be Power, espera que os lucros principais da unidade cheguem a 1,2 mil milhões de euros em 2025, ante 0,6 mil milhões de euros verificados este ano.