“Energia eléctrica deve constituir vector-chave para industrialização”, – Filipe Nyusi

O Presidente da República diz que a energia eléctrica é um vector-chave para a industrialização e bem-estar das comunidades no país.

Filipe Nyusi falava esta segunda-feira, na cerimónia de inauguração do sistema de energia eléctrica no posto administrativo de Ntlavene, distrito de Mabalane, em Gaza.

O Chefe do Estado disse que até 2024, cerca de 10 milhões de pessoas passarão a beneficiar de corrente eléctrica, o que vai concorrer para a melhoria da vida das comunidades.

Filipe Nyusi disse que varias infra-estruturas que o governo tem estado a edificar, resultam do desenvolvimento sustentável e inclusivo plasmado no Plano Quinquenal do Governo.

Segundo o Chefe do Estado, a energia eléctrica ocupa um lugar central, devido ao seu enorme potencial para acelerar a industrialização da economia e criar mais oportunidades de emprego, especialmente para os jovens.

Por seu turno, a governadora de Gaza, Margarida Mapanzene Chongo, agradeceu o empreendimento esta segunda-feira inaugurado e destacou o impacto da energia eléctrica no desenvolvimento local.

A infra-estrutura eléctrica, esta segunda-feira inaugurada, compreende 13 quilómetros de linha de média tensão, construção de cinco quilómetros de rede de baixa tensão, montagem de três postos de transformação eléctrica e está avaliada e mais de 38 milhões de meticais.

Partilhar este artigo