Empresários moçambicanos propõem criação de um fundo para estabilizar preços de combustíveis

Empresários moçambicanos propõem criação de um fundo para estabilizar preços de combustíveis

A representação sindical do empresariado moçambicano propõe a criação de um fundo para proteger a estabilidade dos preços no mercado interno do impacto dos choques sobre a economia, principalmente, os externos.

“E um dos maiores choques externos é a subida dos preços do barril de petróleo, que propicia a subida dos preços de combustíveis no mercado interno, e a subida dos preços”, disse.

Falando hoje em Maputo, por ocasião do Economic Briefing 2023, o Presidente das Associações Económicas, Agostinho Vuma, disse que a frágil economia moçambicana precisa de almofadas fiscais.

“É preciso olhar para um mecanismo sustentável que não onere o orçamento e que se baseie numa abordagem de partilha de sacrifícios. Sendo assim, propõe-se a medida de estabilização dos preços através de um Fundo de Estabilização dos Combustíveis, que procure neutralizar os impactos dos choque”, referiu.

Durante a apresentação do Índice de Robustez Empresarial do terceiro trimestre, ele explicou que o Fundo de Estabilização dos Preços de Combustíveis seria financiado através de impostos ou taxas sobre os lucros extraordinários de alguns sectores, “bem como com uma contribuição do Banco de Moçambique, através dos seus lucros”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.