Eleições gerais: Ossufo Momade volta a não se fazer presente no arranque da campanha eleitoral

Eleições gerais: Ossufo Momade volta a não se fazer presente no arranque da campanha eleitoral

A campanha eleitoral para as eleições gerais de 09 de Outubro próximo arranca hoje, sábado (24), em todo o país, com quatro candidatos à Presidência da República e 37 forças políticas concorrentes nas legislativas e provinciais.

Durante 45 dias, todas forças políticas que disputam as legislativas e provinciais, bem como os candidatos à Presidência, vão disputar o voto dos eleitores.

Entretanto, tal como aconteceu na campanha eleitoral de 2019, o candidato presidencial da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, Ossufo Momade não se fará presente na abertura hoje da campanha por estar fora do país. E para o efeito, será representado pela secretária-geral do partido, Clementina Bomba.

Uma nota do partido refere que vai iniciar a sua campanha eleitoral em Quelimane, capital provincial da Zambézia, centro de Moçambique.

De resto, o candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, já aterrou no Aeroporto Internacional da Beira, em Sofala, para a abertura oficial da campanha eleitoral.

Já o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que escolheu também a cidade da Beira para o arranque da sua campanha, está a organizar para esta tarde, uma marcha de apelo ao voto para o partido e seu candidato à presidência da República às eleições legislativas, presidenciais e das assembleias provinciais agendadas para o próximo dia 9 de Outubro.

A passeata do MDM, que será liderada pelo seu presidente, Lutero Simango, vai começar com uma caravana saindo da delegação política provincial de Sofala até ao Alto da Manga e culminará no terminal da passagem de nível.

Por sua vez, o candidato à Presidência da República, Venâncio Mondlane, decidiu arrancar hoje, com actividade de divulgação do seu manifesto eleitoral no Município da Matola, província de Maputo, num itinerário que compreende uma marcha que parte do bairro Matola Gare, passando por Nkobe até Malhampsene, onde vai orientar um comício.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), mais de 17.163.686 eleitores estão inscritos para votar nas eleições gerais de 9 de Outubro.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.