EDM assina acordo de cooperação com a Rede Nacional de Transporte de Energia

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) rubricou ontem, em Luanda, um Protocolo de Cooperação com a Rede Nacional de Transporte de Energia (RNT – EP), no âmbito da integração de Angola na Southern African Power Pool (SAPP).

Segundo o comunicado que o MZNews teve acesso, o instrumento de cooperação permitirá, entre outros, a partilha de experiências em matérias de assistência técnica e consultas de serviços especializados, bem como a intervenção de peritos para resolver problemas específicos, com enfoque nos domínios do transporte e da comercialização de energia eléctrica.

Durante a cerimónia de assinatura do instrumento de cooperação, o presidente do conselho de administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto, disse que Angola possui um grande potencial para entrar no mercado regional de electricidade.

“Angola tem um excedente de cerca de 3 Gigawatts e o mercado regional tem a necessidade dessa energia eléctrica”, referiu o PCA da EDM. Para o Marcelino Gildo Alberto, a parceria entre a EDM e a RNT irá reforçar os laços de cooperação já consolidados entre as duas instituições, contribuindo para a melhoria da prestação de serviços de fornecimento de energia eléctrica, de qualidade, para os moçambicanos e angolanos.

“Esperamos que as metas estabelecidas neste instrumento normativo sirvam para enaltecer o papel da electricidade como factor catalisador do desenvolvimento e da modernização dos dois países irmãos, conferindo, igualmente, mais eficácia à gestão do sector eléctrico da região da África Austral”, sublinhou o Marcelino Gildo Alberto.

Por seu turno, o presidente do conselho de administração da RNT, Rui Pereira do Amaral Gourgel, disse que o Protocolo de Cooperação reveste-se de grande importância, tendo em conta a longa experiência da EDM no mercado regional.

“Firmamos esta parceria para colher a experiência da EDM e antecipar a preparação da nossa estrutura de gestão, de modo que a nossa entrada na SAPP decorra sem sobressaltos”, esclareceu o PCA da RNT.

Na sua deslocação à Luanda, o PCA da EDM, Marcelino Gildo Alberto, manteve ainda encontros de cortesia com a embaixadora extraordinária e Plenipotenciária de Moçambique em Angola e São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, e com o Secretário de Estado para a Energia de Angola,  António Belsa da Costa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.