Dívida pública moçambicana cresceu 5,1% para 972,4 mil milhões de meticais em 2023

Dívida pública moçambicana cresceu 5,1% para 972,4 mil milhões de meticais em 2023

A dívida pública de Moçambique fixou-se em 972,4 mil milhões de meticais no ano passado, cifra que representa um crescimento de 5,1%, comparativamente ao ano anterior, anunciou o Governo.

Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, apesar deste crescimento, “em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) regista-se, no entanto, uma melhoria radical dos parâmetros de sustentabilidade da dívida, com resultados de implementação da estratégia de médio prazo de gestão da dívida pública”.

Falando ontem, terça-feira (23), em mais uma sessão ordinária do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, assegurou que a dívida interna está a ser bem gerida pelo Banco de Moçambique e o Ministério de Economia e Finanças (MEF).

“Penso que as duas entidades normalmente interagem para encontrar a melhor alternativa para a manter sustentável, quer no orçamento, quer na vida económica do País”, afirmou.

Entretanto, quanto às despesas do Estado referente a 2023, o governante afirmou que o País registou 468,2 mil milhões de meticais, sendo que 83,4% das despesas foram financiadas com recursos internos.

Adicionalmente, Inocêncio Impissa salientou que a arrecadação das receitas em 2023, situou-se em cerca de 326 mil milhões de meticais, o que representa a 30% do PIB contra 28% registados em 2022.

“Este desempenho reflecte o impacto das reformas fiscais que visam alargar a base tributária, a diversificação das fontes de arrecadação de receitas e a melhoria da eficiência da administração tributária”, frisou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.