A Fundação Fernando Leite Couto vai revelar, em cerimónia, hoje, sexta-feira (12), o vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto, 6.ª edição dedicada à prosa.
Foram, ao todo, de 68 obras submetidas de igual número de autores, entre eles, 18 mulheres e 49 homens, provenientes de todo o país e moçambicanos a residir em Portugal e no Brasil.
Uma publicação da Rádio Moçambique refere que o júri desta 6.ª edição foi presidido por Teresa Manjate (ensaísta), Gil Filipe (jornalista), Aurélio Cuna (ensaísta) e Aíssa Mithá Issak (bibliotecária).
Instituído em 2017, o Prémio Literário Fernando Leite Couto visa promover e revelar novos talentos na literatura moçambicana.
Organizado anualmente e alternando-se entre os géneros da poesia à prosa, o prémio é realizado com as parcerias do Moza Banco, Câmara Municipal de Óbidos e Câmara de Comércio Portugal Moçambique.
A distinção inclui o valor monetário de 150 mil meticais, edição e publicação da obra vencedora, uma residência literária por 30 dias na cidade de Óbidos, em Portugal, participação no Festival Literário Internacional de Óbidos, para além de outras acções e eventos de promoção e divulgação da obra a nível nacional e internacional.
(Foto DR)
Deixe uma resposta