Insurgentes atacaram uma guarnição das forças armadas moçambicanas (FADM) na vila de Mandimba, Nangade, em 28 de Junho, matando o comandante e ferindo até cinco soldados, forçando-os a se retirar.
Fontes locais disseram que a posição das FADM foi atacada por volta das 16h em Mandimba, a aproximadamente 30 km da sede do distrito de Nangade, aparentemente num ataque surpresa, causando a fuga de grande parte da população do vilarejo.
Uma fonte local relata que o comandante das FADM e outros quatro membros das forças de segurança foram mortos no confronto que se seguiu, enquanto outra fonte de segurança alega que um foi morto e cinco feridos com grandes quantidades de armas e munições capturadas.
A fonte local disse que as forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) conhecem a localização dos rebeldes e solicitaram o apoio de helicópteros do comando em Mueda, mas não receberam resposta, por isso são forçados a esperar por ordens.
Manimda foi anteriormente palco de confrontos entre as forças de segurança e insurgentes em 5 de Abril, quando outro ataque surpresa deixou três soldados do FADM mortos e mais cinco feridos. (Zitamar)
Deixe uma resposta