A Comissão Nacional de Eleições (CNE) necessita de 3,2 mil milhões de meticais para as sextas eleições autárquicas a decorrerem a 11 de Outubro de 2023, em todo o país.
O dado foi tornado público esta quinta-feira, em Maputo, pelo Porta-voz da CNE, numa mesa redonda sobre os preparativos das próximas eleições autárquicas.
Paulo Cuinica afirma que o governo já aprovou mil milhões de meticais e decorrem negociações para a aprovação do valor remanescente.
Cuinica disse ainda que está em curso a instalação das comissões provinciais de eleições, acção igualmente acautelada nas zonas afectadas pelo terrorismo, em Cabo Delgado e Niassa.
Já o Director-Executivo do Instituto para a Democracia Multipartidária, Hermenegildo Mulhovo, disse haver necessidade de ultrapassar os desafios que caracterizaram as eleições anteriores.
Entretanto, os representantes dos partidos com assento no parlamento, nomeadamente a Frelimo, Francisco Mucanheia, MDM, Augusto Pelembe, e Renamo, Saimone Macuiane, pediram mais transparência nas sextas eleições autárquicas.
Para todo o ciclo eleitoral, nomeadamente as eleições autárquicas de 2023 e gerais do ano seguinte são necessários 9 mil milhões de meticais.