A Cimentos de Moçambique (CM) anunciou hoje um plano de investimento de 60 milhões de dólares americanos para modernização e aumento da capacidade de produção de sua fábrica na província de Sofala, localizada no município do Dondo.
A modernização compreende a instalação de um moderno e eficiente forno de clínquer além de um novo moinho vertical de cimento com capacidade de 80t/h e nova ensecadeira com capacidade de 120t/h.
A capacidade produtiva da fábrica do Dondo alcançará 1,3 milhões de toneladas de cimento por ano.
Outro importante investimento da CM está prestes a ser concluído, a modernização e ampliação da fábrica de Nacala compreende também a instalação de um moderno forno de clínquer, as obras iniciaram no fim de 2023 e serão concluídas em Outubro de 2024.
“Os investimentos em Nacala e Dondo são a materialização da nossa confiança e comprometimento com o desenvolvimento de Moçambique”, disse o CEO da CM, Fernando Barreto.
“Nos orgulhamos da nossa história centenária, de termos contribuído com o desenvolvimento do país, agradeço aos nossos trabalhadores, nossos clientes, nossos fornecedores, e demais parceiros que fazem da CM um orgulho nacional.”
“No âmbito da responsabilidade social, contamos ainda desenvolver uma parceria com os municípios do Dondo e da Beira para que o forno de clinquer elimine o lixo urbano, contribuindo com a comunidade e com a correta destinação do lixo, ao nível das melhores práticas mundiais.
O aumento da capacidade de produção também irá gerar mais empregos diretos e indiretos, além de mais negócios na região com geração e impostos”, acrescentou.
“Prevemos iniciar as obras em Dezembro deste ano e concluir em Novembro de 2025”, concluiu o CEO.
A modernização da fábrica da CM Dondo irá gerar 200 novos postos de trabalho diretos para jovens da região, contribuindo para geração de renda com trabalho formal e de qualidade.
Deixe uma resposta