Cimeira do Futuro: Moçambique defende reflexão sobre os desafios ligados às mudanças climáticas

Cimeira do Futuro: Moçambique defende reflexão sobre os desafios ligados às mudanças climáticas

Moçambique quer apresentar, na Cimeira do Futuro, que arranca amanhã, em Nova Iorque, a sua visão sobre os desafios relacionados com o financiamento das iniciativas inseridas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), quando se aproxima o prazo da sua execução, em 2030.

Segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, Moçambique pretende, igualmente, defender no evento, a necessidade de reforma das instituições financeiras internacionais e o combate às alterações climáticas.

“A reflexão é sobre o que fazer para enfrentar os desafios actuais do futuro. Nós temos desafios concretos no nosso país que estão ligados às mudanças climáticas. Sempre temos tido, ciclicamente, cheias, ciclones. A ideia é debater sobre como podemos enfrentar estes desafios”, explicou Manuel Gonçalves, numa publicação da Rádio Moçambique.

Na mesma ocasião, o governante lamentou a falta de financiamento para alcançar os ODS a nível global.

A comitiva moçambicana é liderada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, irá partilhar no Diálogo Interactivo 2, sob o lema: “Reforçar o Multilateralismo para a Paz e Segurança Internacionais”, a visão de Moçambique na construção de um país melhor e de um mundo mais justo e o seu potencial em acelerar a implementação da agenda de desenvolvimento dos países do Sul Global, assim como reafirmar o compromisso do país com o multilateralismo.

No dia 23, Nyusi vai dirigir um Diálogo de Alto Nível sobre a Iniciativa do Miombo, um evento organizado por Moçambique, que contará com a participação de chefes de Estado e de Governo dos países africanos que possuem a floresta do Miombo e homens de negócios dos EUA.

Moçambique pretende, neste evento, consolidar o mecanismo de financiamento da Iniciativa do Miombo, divulgar a plataforma de governação e gestão dos fundos da iniciativa do Miombo e reforçar o compromisso de financiamento para operacionalização da carta de intenções adoptada em Washington DC.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.