O cientista moçambicano, Domingos Macuvele, vai participar do encontro que junta cerca de 611 jovens cientistas de todo o mundo. O 71º Encontro de Lindau, Alemanha, vai decorrer de 26 de Junho a 1 de Julho. O evento junta personalidades de diversas áreas laureadas com prémio Nobel.
Domingos Lusitaneo Pier Macuvele, de 35 anos de idade, é professor na Universidade Rovuma. Actualmente, está a concluir estudos de pós-doutoramento em engenharia química na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
611 young scientists from 91 countries will participate in the 71st Lindau Nobel Laureate Meeting! 🥳
We're excited to welcome them all to #LINO22 – and hopefully most of them to Lindau for the first on-site meeting since 2019. https://t.co/SRDGVLbCOa pic.twitter.com/JTU5eonFBA
— Lindau Nobel Laureate Meetings (@lindaunobel) March 23, 2022
“Estar neste grupo seleccionado é uma grande alegria” disse domingos sem esconder a satisfação por ter sido convidado para o evento, cujos critério de selecção “são puramente científicos”. “Este evento significa muito para mim”.
A expectativa do jovem moçambicano é colher o máximo de experiência entre os vencedores do Nobel.
“Espero deixar o evento inspirado”, esperando um dia também ser laureado. “Qualquer cientista sonha em ganhar tal prémio”.
Os encontros do Lindau Nobel Laureate Meetings não se centram na apresentação dos resultados da investigação, mas na troca de ideias e na discussão de temas que são globalmente relevantes para todos os cientistas.
Entre os laureados com o Prémio Nobel que já confirmaram a sua presença encontram-se Kurt Wüthrich – Prémio Nobel da Química 2002, Hartmut Michel – Prémio Nobel da Química 1988, Benjamin List – Prémio Nobel da Química 2021, Stefan W. Hell – Prémio Nobel da Química 2014, e Steven Chu – Prémio Nobel da Física 1997 (com Claude Cohen-Tannoudji e William D. Phillips).