Cidade da Beira vai contar com estaleiro para mitigação de inundações a partir de Janeiro próximo

A cidade da Beira vai passar a contar com um estaleiro de aterro urbano em Janeiro próximo. Trata-se de uma infra-estrutura que mitigar as inundações que ciclicamente fustiga a cidade capital do centro.

Esboçado há quatro anos, pela Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA) e o Conselho Municipal da Beira, nesta infra-estrutura serão armazenadas quantidades de areia dragada no canal de acesso ao porto daquela urbe, construída abaixo do nível médio das águas do mar.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA), Domingos Bié, o projecto contempla uma parte social, que deverá consistir na atribuição de areia à população e para a protecção costeira da Beira.

Prosseguindo, Bié revelou que o projecto consistirá na repulsão da areia do canal de acesso ao Porto da Beira, concretamente na chamada curva de Macúti, que conta aproximadamente com 500 mil metros cúbicos de volume anual, para além de outros bancos em cerca de três milhões.

“O navio, depois de encher o porão com aquele tipo de sedimento, vai bombeá-lo para fora por via de uma conexão de tubos especialmente importados da Dinamarca”, explicou Domingos Bié.

Entretanto, segundo os responsáveis, o projecto, também vai garantir segurança das embarcações que zarpam e atracam no Porto da Beira, contribuirá igualmente na protecção costeira.

Partilhar este artigo