A tempestade tropical severa Jude, que assolou há dias a província de Nampula, provocou a destruição de mais de 50 embarcações, situação que pode vir afectar negativamente as metas de produção pesqueira deste ano.
Deste número de embarcações, algumas tiveram destruição total, outras parcialmente e arrastadas, e que até ao momento não foram recuperadas. Para além daqueles meios de transporte marítimo, o sector de pesca aponta, também, a destruição das artes de pescas, incluindo as redes, em número não quantificado.
Segundo uma publicação do portal Ikweli, a província de Nampula planificou para este ano, a captura de 412 mil toneladas de peixe, uma meta que pode não ser alcançada por conta da destruição daqueles equipamentos de pesca.
“Temos o registo de 52 embarcações, mas não estão todas destruídas, temos uma parte dessas embarcações que é parcialmente destruída que é a maioria, temos uma parte pequena que é destruída na totalidade, mas temos outras que foram arrastadas. Podem não terem sido destruídas, mas terem sido arrastadas e durante as buscas o objectivo é recuperar essas embarcações”, disse Manuel Chicamisse, director provincial da Agricultura e Pescas de Nampula.
Segundo fez saber Manuel Chicamisse, a tempestade tropical Jude passou pela província de Nampula num período em que se estava a fazer a abertura da campanha de pesca, depois de observado o tempo de veda e defeso.
“Já tínhamos iniciado uma actividade em que a população pesqueira devia preparar-se para lançar-se ao mar depois de um longo período de espera de veda e defeso, mas infelizmente tivemos essa situação”, referiu Chicamisse.
Contudo, a fonte disse acreditar que a destruição daquelas embarcações não só vai afectar a pesca, como também o sector de transporte marítimo, pois os mesmos barcos eram usados no transporte de pessoas e bens de um para outro ponto.
(Foto DR)
Deixe uma resposta