A União Europeia (UE) vai disponibilizar 900.000 euros, equivalente a 59,1 milhões de meticais, para ajudar Moçambique, que foi atingido pelo ciclone Chido no fim de semana passado.
Segundo anunciou esta sexta-feira (20), uma porta-voz da Comissão Europeia, citada pela VOA, cinco voos, no âmbito de uma ponte aérea humanitária, fornecerão a Moçambique 60 toneladas de ajuda de emergência, incluindo material de abrigo.
O último número de mortos no país é de 75, contra 73 no dia anterior, segundo o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). Moçambique foi o país mais afectado do continente africano pela passagem da tempestade. O presidente decretou dois dias de luto nacional a partir de ontem, sexta-feira.
O ciclone Chido atingiu Moçambique numa altura em que a situação política no país é muito tensa, na sequência das eleições de 9 de Outubro. A oposição contesta a vitória anunciada do partido no poder e a crise eleitoral já fez pelo menos 130 mortos. Os resultados destas eleições devem ser aprovados pelo Conselho Constitucional até segunda-feira.
(Foto DR)
Deixe uma resposta