CCT vai discutir soluções para alívio do custo de vida

A Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), órgão que congrega o Governo, empregadores e trabalhadores, vai se reunir, nos próximos dias, em sessão extraordinária, para discutir medidas que possam aliviar a crescente subida do custo de vida.

A informação foi partilhada, há dias em Maputo, pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa. Segundo a ministra é urgente que os parceiros sociais avaliem a situação para a tomada de medidas mais adequadas.

A ministra disse que o Governo está ciente dos efeitos do crescente aumento de preços na corrosão do poder de compra das famílias moçambicanas.

Por isso está, em coordenação com as entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores, a identificar medidas concretas que concorram para o alívio do custo de vida.

“Quanto ao custo de vida, o nosso país está a atravessar momentos significativamente complexos, em consequência do crescente aumento do preço de cereais e de produtos energéticos à escala mundial, situação que tende a se intensificar devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, disse a governante.

Na sequência anunciou que a Comissão Consultiva do Trabalho irá se reunir nos próximos dias para concertar sobre matérias de natureza económica e social.

“Como sector, gostaríamos de recordar que no país temos um fórum de diálogo e concertação social apropriado no qual, trabalhadores, empregadores e o Governo partilham, analisam e consensualizam todas as matérias de natureza económica e social – estamos a falar da Comissão Consultiva do Trabalho que, a nível local, está representada pelos fóruns de Consulta e Concertação Social”, explicou.

A sua composição é tripartida integrando o Governo, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) e a Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), com a principal missão de promover o diálogo e a concertação social no âmbito das políticas económicas, sociais e, particularmente, as de índole laboral. (Notícias)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.