Cartão “Famba” vai ser instalado em 4.000 transportes de passageiros

O sistema de pagamento da tarifa de circulação em transportes públicos de passageiros será instalado em quatro mil veículos, segundo a Agência Metropolitana de Transportes (AMT).

Todos esses veículos estão identificados na cidade de Maputo, no âmbito do plano de apoiar com subsídios os passageiros face ao aumento do custo de vida, de acordo com o administrador técnico da AMT.

Esse sistema electrónico, que já foi utilizado sem sucesso no passado, vai funcionar com um cartão designado “Famba”, subsidiado pelo Governo.

Armando Bembele disse que os transportes identificados já foram fiscalizados para a selecção do melhor procedimento de instalação da bilhética electrónica.

Em Julho último, o Conselho Municipal aprovou a nova tarifa de transporte de passageiros devido ao aumento dos preços de combustíveis no país.

Na nova tabela, o preço do transporte para distâncias até 10 quilómetros passou de 12 meticais para 15 meticais e para percursos acima de 10 quilómetros o custo passou dos actuais 15 meticais para 19 meticais. Entretanto, ainda não estão a vigorar.

A aprovação da nova tabela ocorreu após as paralisações de 04 Julho, quando proprietários de autocarros e ‘chapas’, ligeiros improvisados como transporte urbano colectivo, encostaram os seus veículos em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis, provocando longas filas e confusão nalgumas zonas da capital moçambicana.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.