Cabo Delgado: Novo ataque terrorista em Macomia faz três mortos

Quando tudo parecia estar bem e a população regressando às suas aldeias, os moradores da aldeia Novo Cabo Delgado, posto administrativo de Chai, em Macomia, foram surpreendidos por tiros logo ao princípio da manhã de sexta-feira (10) por um grupo de homens vestidos à militar que se acredita serem integrantes dos alshabab que actuam em vários pontos de Cabo Delgado desde meados de 2017.

Segundo o portal Ikweli, citando algumas fontes, da vila de Macomia, a invasão resultou em três mortos, sendo uma das vítimas indivíduo do sexo feminino.

“Bem cedo, entraram e começaram a disparar, as pessoas estavam a organizar-se para uma cerimónia e daí cada um fugiu e mais tarde com apoio das forças locais, encontram três pessoas sem vida, a última ser encontrada foi uma senhora”, disse Saide Saide, uma das fontes citada pelo Ikweli, afirmando que a cerimónia em causa era de ritos de iniciação feminino.

De acordo com um outro residente, os homens armados que atacaram a aldeia Novo Cabo Delgado, também, queimaram mais de uma dezena de palhotas, afirmando que a Força Local de Litandacua e Miangaleua se juntou para fazer perseguição.

Um membro da autoridade local na vila de Macomia, que pediu anonimato, descreveu que durante a perseguição houve troca de tiros e três membros da Força Local ficaram feridos, dois dos quais por estilhaços de bazuca lançada pelos supostos terroristas.

“Eu falei com um deles, porque tinham se juntado a Força Local de Novo Cabo, Litandacua e Miangaleua, então disse que encontraram um lugar e daí os malfeitores foram os primeiros a ver e atingiram os homens da força local, três deles, um na perna”, contou.

Contudo, as fontes referiram que a aldeia atacada não está distante de uma posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, porém, quando o comandante da Força Local foi reportar, o quartel estava supostamente abandonado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.