O Absa Bank Moçambique foi distinguido pelo Banco de Moçambique (BM), com um certificado de honra como a instituição financeira que se destacou pela tempestividade na submissão de dados estatísticos, referente ao ano 2021.
A distinção pelo Banco Central reconhece, igualmente, a qualidade da informação estatística apresentada pelo Absa Bank Moçambique.
A premiação foi feita recentemente, na reunião anual de divulgação de indicadores do sector externo, dirigida pela Administradora do Banco de Moçambique, Silvina Abreu.
Esta premiação enaltece também o trabalho comprometido que as áreas de Back-Office e Pagamentos Internacionais do Absa executam diariamente.
Na mesma cerimónia foram ainda distinguidos outros banco e empresas não financeiras como, o CFM, Kenmare e Vodacom. Do sector público foram premiados o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Instituto de Supervisão de Seguros (ISSM) e o Ministério de Economia e Finanças (MEF).
“Para nós é uma enorme honra receber esta distinção da entidade reguladora da nossa actividade e estamos, por isso, muito orgulhosos. Este reconhecimento encoraja-nos a fazer mais e melhor para o desenvolvimento do mercado financeiro nacional. A qualidade dos dados que fornecemos são o reflexo da nossa cultura organizacional e da capacidade dos nossos Colaboradores na entrega constante de um serviço de excelência”, disse Patrícia Darsam, Directora Interina da Banca Comercial e de Investimentos.
As instituições financeiras reportam ao BdM com uma frequência diária e mensal informação relativa às transações realizadas entre os seus Clientes e entidades no estrangeiro, informação esta que alimenta a Balança de Pagamentos do País e consequentemente é preponderante na tomada de decisões ao nível do Governo. A qualidade da informação reportada, nomeadamente a correcta classificação estatística das operações e o reporte dentro dos prazos estabelecidos pelo regulador, contribuem para a melhor tomada de decisões ao nível mais Macro e foi nesta categoria que o Absa foi distinguido.
Deixe uma resposta