Bezos oferece dois mil milhões à NASA em troca de contrato de missão à lua

Pouco tempo depois de uma viagem ao espaço, o multimilionário Jeff Bezos ofereceu até dois mil milhões de dólares à NASA em troca de um contrato para a construção de uma aeronave especialmente projectada para levar astronautas à lua, avança a Reuters (conteúdo em inglês, acesso pago) citado pelo portal “Eco Online”.

Em Abril, a NASA concedeu à SpaceX — empresa do rival Elon Musk — um contrato de 2,9 mil milhões de dólares para a construção de uma sonda lunar tripulada, capaz de levar astronautas à lua já em 2024. Elon Musk levou, assim, a melhor perante a concorrência, que contou com propostas da Blue Origin (de Jeff Bezos) e da Dynetics.

Agora, numa carta enviada à agência espacial norte-americana, Bezos afirma que a Blue Origin está disposta a renunciar aos pagamentos do actual ano fiscal e nos próximos, num máximo de dois mil milhões de dólares, assumindo, assim, os custos de análise da sua tecnologia, ou seja, aceitaria um contrato com um preço fixo e cobriria quaisquer custos de desenvolvimento do seu sistema.

“A NASA mudou a sua estratégia original devido a problemas orçamentais de curto prazo e esta oferta acaba com esse obstáculo”, escreveu Bezos, citado pela Reuters. “Sem competição, as ambições lunares de curto e longo prazo da NASA serão adiadas, serão mais caras e não servirão os interesses nacionais”, acrescentou.

Esta oferta de Jeff Bezos aparece seis dias depois de este ter voado até ao espaço a bordo do foguete New Shepard. Depois de perder para a SpaceX, a Blue Origin protestou contra a decisão, acusando a NASA de dar à SpaceX uma vantagem injusta ao permitir que esta revesse os seus preços.

Partilhar este artigo