A subsidiária da Telkom, BCX, expandiu a sua parceria com a empresa multinacional chinesa de tecnologia Alibaba Cloud para além das fronteiras locais, lançando os serviços Africa Local Public (ALP) Cloud em Moçambique.
As empresas afirmam que pretendem melhorar as capacidades tecnológicas das empresas moçambicanas, em todo o continente, com baixa latência e alta eficiência.
O serviço foi lançado oficialmente localmente em outubro, vindo de duas zonas de disponibilidade baseadas em Joanesburgo: o data center da BCX baseado em Midrand e o data center da Teraco Data Environment baseado em Isando.
Isto, depois de as organizações terem assinado em 2022 um contrato de distribuição para conceder ao BCX o direito e autoridade exclusivos para distribuir os produtos e serviços da Alibaba Cloud na África do Sul e nos mercados africanos onde a empresa de serviços de TI está presente.
Ao fazer o anúncio na Conferência Moztech em Moçambique na semana passada, o CEO da BCX, Jonas Bogoshi, afirmou: “A colaboração entre a Alibaba Cloud e a BCX permite-nos trazer as tecnologias mais recentes através de uma empresa local que compreende as complexidades das empresas que operam no nosso continente.
“A BCX se diferencia dos concorrentes ao dar prioridade a uma abordagem local. Reconhecendo a importância primordial da soberania dos dados para as empresas moçambicanas, o BCX instalou a sua mais recente ALP Cloud em Maputo.”
É um parceiro de transformação digital para empresas e organizações do sector público em todas as indústrias e sectores, com presença na África do Sul, Botswana, Moçambique, Namíbia, Reino Unido e Zâmbia.
A próxima fase da implementação do ALP Cloud inclui a criação de um centro de dados baseado na Cidade do Cabo, com planos para implementar ainda mais o serviço nas PME, de acordo com a procura dos clientes.
Jan Bouwer, diretor de soluções da BCX, afirmou: “Estamos empenhados em manter os dados locais dentro das fronteiras de África. A ALP Cloud não só garante a permanência dos dados em Moçambique, abordando a soberania dos dados e os requisitos de conformidade, mas também oferece redundância através de zonas de disponibilidade vizinhas e suporte local no terreno para os clientes.”
Os serviços ALP Cloud são cobrados na moeda local, com Bogoshi explicando que isso atenua o desafio colocado pela taxa de câmbio imprevisível.
“Ao facturar na moeda local, o BCX garante a previsibilidade de custos para as empresas africanas, facilitando a gestão eficaz das suas despesas com serviços de nuvem e mitigando a volatilidade do mercado cambial.”
Deixe uma resposta