Banco de Moçambique volta a reduzir a taxa de política monetária

Banco de Moçambique volta a reduzir a taxa de política monetária

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou hoje, através do o Comité de Política Monetária (CPMO nova descida da taxa de juro de política monetária, designada por MIMO, de 13,5%, em vigor desde final de Setembro, para 12,75%.

Segundo o BdM, “esta decisão é sustentada pela contínua consolidação das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, não obstante as incertezas quanto à duração da tensão pós-eleitoral e o seu impacto sobre os preços de bens e serviços”.

“A presente sessão do CPMO foi precedida da reunião do Comité de Estabilidade e Inclusão Financeira do Banco de Moçambique, que fez uma avaliação do risco sistémico e principais vulnerabilidades, igualmente reflectida neste comunicado, e concluiu que o sistema financeiro nacional continua sólido e resiliente”, refere o banco central, apontando que as perspectivas da inflação mantêm-se em um dígito, no médio prazo.

Adicionalmente, o BdM explica que ainda no médio prazo, perspectiva-se, um crescimento económico moderado, sustentando que “no terceiro trimestre de 2024, o crescimento do produto interno bruto (PIB), excluindo o gás natural liquefeito (GNL), situou-se em 2,8%, após 3,6% no trimestre anterior, e antevê-se que se mantenha modesto até finais de 2024”. Neste sentido, quando incluído o GNL, o PIB cresceu 3,7 %, após 4,5 % no trimestre anterior.

“Apesar da prevalência de incertezas quanto aos impactos da tensão pós-eleitoral e dos choques climáticos na produção agrícola e nas infra-estruturas diversas, prevê-se, no médio prazo, que a actividade económica cresça de forma moderada”, assinalou.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.