Cento e cinco máquinas de jogos de azar, comummente designadas “xindondi”, foram incineradas esta semana no Bairro Siduava, na Matola, pela Polícia Municipal e a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE).
O porta-voz da Polícia Municipal da Matola, Sérgio Bavo, referiu, citado pelo jornal Notícias, que “as máquinas foram apreendidas nos postos administrativos do Infulene e Machava, mas as actividades operativas abrangem todos os bairros da autarquia”.
“A maior parte deste material, prejudicial à saúde mental das crianças, adolescentes e jovens, foi apreendido nos bairros Patrice Lumumba, T3 e Machava-Bedene, nas proximidades de escolas”, explicou o porta-voz da Polícia Municipal.
A fonte reconheceu, no entanto, a existência de máquinas espalhadas em diversos bairros que, no seu entender, podem ser controladas através da denúncia das comunidades, destruição contínua e inibição da sua importação.
Entretanto, Bavo defendeu a necessidade de um trabalho apurado e coordenado para identificar a origem do material, que tem estado a criar um vício para indivíduos de distintas classes sociais, idades e géneros, levando a suicídios.
Deixe uma resposta