Forças conjuntas da Autoridade Tributária (AT) e da Polícia da República de Moçambique apreenderam na última sexta-feira, na cidade de Maputo, mais de 500 caixas de diferentes tipos de bebidas alcoólicas.
Trata-se de produtos importados, mas que não ostentam selo fiscal obrigatório. A recolha das bebidas sem selo deu-se no mercado Estrela Vermelha, cidade de Maputo, e durou apenas 30 minutos.
A mercadoria embalada em caixas foi transportada em quatro viaturas da Autoridade Tributária para um dos seus armazéns localizado na cidade de Maputo, onde se encontram guardadas mais de nove mil caixas de bebidas diversas, que foram apreendidas noutras campanhas daquela instituição.
O porta-voz da Autoridade Tributária de Moçambique, Fernando Tinga, disse que a fiscalização de produtos importados decorre simultaneamente em outros pontos do país, com o objectivo de desencorajar o contrabando e fuga ao fisco.
Fernando Tinga afirmou ainda que a mercadoria apreendida na sexta-feira corresponde a três milhões de Meticais. “A sua direcção aguarda nos próximos dias a presença dos possíveis proprietários, munidos de documentos que confirmem ter regularizado o pagamento dos impostos da mercadoria, para a devolução da mesma”, disse porta-voz da Autoridade Tributária.
Entretanto, a execução registada na última sexta-feira deixou os supostos proprietários da mercadoria revoltados, alegadamente porque a acção das forças conjuntas é injusta.
Deixe uma resposta