Angola lança concurso público internacional para construção de duas plataformas logísticas

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, em representação do Governo angolano, lançou, esta semana, um concurso público internacional para a concepção, construção, exploração e gestão comercial das duas primeiras plataformas logísticas de Angola, no município de Soyo e no Luvo, na província do Zaire, norte do país.

A duas plataformas estão estimadas em 61 milhões de dólares. Os interessados deverão submeter as suas candidaturas até 06 de Janeiro de 2022.

As Concessões estão sob a responsabilidade da Agência de Regulação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA). E o objectivo é promover o crescimento e o investimento privado na Rede Nacional de Plataformas Logísticas-RNPL.

Alem disso, o plano governamental almeja contribuir para a diversificação da economia local através do incremento de esforços nas áreas do agro-negócio e indústria, promoção de eficiência e diversificação dos serviços.

O executivo angolano reconhece que actualmente as infraestruturas logicas do país lidam com dificuldades de varia ordem uma vez que se encontram na fase inicial de desenvolvimento. Assim, assume que essa concessão que vai realizar a longo prazo poderá alterar par melhor o actual cenário.

Plataforma Logística do Soyo, com uma área de 15 hectares, localiza-se nas proximidades da Estrada Nacional 100, que liga o Soyo à província de Luanda, capital do país. O plano de infraestrutura inclui a construção de cinco entrepostos de temperatura ambiente e outro de temperatura controlada… prevendo-se igualmente a construção adjacente de um porto seco, de 25 hectares. O orçamento total da infraestrutura é de 24 milhões de dólares para serem geridos por cerca de 30 anos.

E a Plataforma Logística do Luvo ocupará 18 hectares na fronteira com a República Democrática do Congo. A infraestrutura terá seis entrepostos, dos quais quatro de temperatura ambiente e dois de temperatura controlada. O investimento estimado é de cerca de 37 milhões de dólares.

Partilhar este artigo