Estão suspensos os exames finais na Escola Secundária Gruveta Massamba, no município da Matola. Segundo uma publicação do Canalmoz, quando iam iniciar os exames, controlados por serventes e guardas, os alunos de Escola Comunitária Daejo, que se localiza por detrás e que não estão a fazer exames em solidariedade aos seus professores foram invadir a Escola Gruveta Massamba e arrancaram as folhas de exercício.
“Os alunos foram mandados sair das salas. Os portões da Gruveta Massamba estavam trancados. Os alunos arrombaram os portões e outros pularam o muro”, lê-se na publicação.
Já na avenida de Moçambique, principal via de entrada e saída da cidade de Maputo para o norte, está bloqueada desde às 7 horas com manifestações pelo meio. Não há transportes público. E enquanto isso, está a acontecer o impensável na mesma avenida.
Os alunos da Escola Unidade 2 onde professores não estão a dar exames, por falta de pagamentos de horas extras, saíram em solidariedade aos seus professores e foram invadir a Escola Primária de Inhagoia “A”, onde os exames estavam para ser controlados por guardas e serventes.
São os próprios alunos que estão a tirar os seus colegas das salas dizendo que “não há exames se não forem controlados por professores”.
(Foto DR)
Deixe uma resposta