Um total de 13 distritos do litoral das províncias de Sofala, Zambézia e Nampula vão receber projectos virados à resiliência costeira, para melhorar as oportunidades económicas das comunidades.
Para o efeito, será assinado, a 23 de Maio próximo, em Maputo, um acordo entre as organizações ProAzul, Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e a agência de apoio externo do Governo norte-americano Millennium Challenge Corporation (MCC) para operacionalizar os termos de entendimento.
Segundo o director Residente do MCC, Kenneth Miller, “o programa vai formar jovens e mulheres, na gestão comunitária de ecossistemas costeiros e marinhos, diversificar os meios de subsistência, melhorar a gestão das pescas, entre outras actividades”.
Falando durante uma mesa redonda, o responsável abordou as parcerias do Governo norte-americano com Moçambique, sobre as alterações climáticas, salientando que “este programa, designado “Comunidades Costeiras Resilientes”, deverá terminar em 2027 e a sua implementação vai custar 25 milhões de dólares.
Deixe uma resposta