Agência japonesa de cooperação investe 14 M$ para construção de infra-estruturas sociais em Niassa

Agência japonesa de cooperação investe 14 M$ para construção de infra-estruturas sociais em Niassa

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), está a aplicar cerca de 14 milhões de dólares na construção de infra-estruturas sociais na província do Niassa, em prol do desenvolvimento sustentável.

O projecto, que beneficiará aproximadamente 90 mil pessoas residentes nos distritos de Majune, Mandimba, Mavago, Muembe e N’gauma, foi apresentado na XV Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial (CEP), realizada esta quarta-feira (27), em Lichinga, capital provincial.

De acordo com o porta-voz da sessão, Matias Chapungo, a iniciativa inclui a construção de cinco blocos sanitários, cinco sistemas de abastecimento de água e 100 fontanários.

“O foco é proporcionar água potável e saneamento seguro às comunidades, no sentido de melhorar as condições de vida e de saúde da população, aumentando ainda a segurança alimentar e nutricional e por forma a garantir uma consolidação no desenvolvimento sustentável da província do Niassa”, explicou Chapungo.

No mesmo encontro, foi destacado que, até 2024, a província registou 99 casos de conflitos entre humanos e fauna bravia, apontando para a necessidade de intervenção contínua.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.