O Parlamento sul-africano aprovou, ontem, a proposta de orçamento para este ano.
A proposta de receita e do quadro fiscal de 2025 foi viabilizada por 194 votos a favor, do ANC, Inkata, Aliança Patriótica, Action SA, UDM, Rise Mzansi, Build One South Africa, Al Jamah-ah, PAC, UAT e Good.
A proposta recebeu 182 votos contra da Aliança Democrática, Umkhoto WeSizwe, EFF, FF Plus, ACDP e Movimento Africano de Transformação.
A proposta de receita e estrutura fiscal aprovada inclui recomendações de que o Tesouro deve, em um mês, apresentar alternativas aos aumentos de impostos, ao mesmo tempo em que descarta o aumento do IVA e ajusta as faixas de imposto de renda pessoal.
O segundo maior partido da coalizão, a Aliança Democrática (DA), pró-negócios, rejeitou a estrutura fiscal junto com os partidos de oposição uMkhonto we Sizwe (MK) e os Combatentes pela Liberdade Econômica (EFF), questionando o futuro da DA na coalizão.
O orçamento foi o teste mais severo do governo multipartidário formado pelo CNA no ano passado, quando o antigo movimento de libertação de Nelson Mandela perdeu sua maioria parlamentar pela primeira vez desde o fim do apartheid em 1994.
Previsto para ser apresentado em Fevereiro, ele foi adiado de última hora, antes que uma versão revista fosse apresentada no mês passado.
Deixe uma resposta