Afreximbank angaria fundos nos mercados financeiros

O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) angariou esta semana 1,3 mil milhões de dólares, a maior emissão de dívida de sempre desta instituição financeira multilateral destinada a financiar o comércio em África.

“A transacção é um importante marco para o Afreximbank, assinalando a segunda vez que o banco acedeu aos mercados norte-americanos e é a maior transação da instituição nos mercados financeiros de dívida até agora, cumprindo vários objectivos primordiais da estratégia de gestão de risco, que inclui a diversificação por geografia e tipos de investidores”, lê-se numa nota enviada à Lusa.

Na nota, o Afreximbank especifica que dividiu o total de 1,3 mil milhões de dólares em duas emissões, uma de 600 milhões de dólares de dívida a cinco anos com uma taxa de juro de 2,63% e outra de 700 milhões de dólares a 10 anos, com um prémio de 3,79%, tendo recebido ofertas no total de 4,5 mil milhões de dólares.

Para o vice-presidente responsável pelas Finanças do banco, Denys Denya, “este acordo histórico confirma a contínua profunda confiança dos investidores na missão do Afreximbank e no historial de crédito”.

“Para além disso, a obtenção de um preço competitivo em ambas as tranches é um testemunho da robustez do apoio dos investidores de todos os principais mercados financeiros a nível global”, afirmou.

Com isto, acrescentou Denys Denya, o Afreximbank “pode continuar a desempenhar um papel primordial no desenvolvimento do comércio intra-africano e com o resto do mundo, beneficiando dos recursos e financiando investimentos que vão ter um impacto positivo no comércio no continente”.

“O Afreximbank, um banco com activos no total de 21,5 mil milhões de dólares, desembolsou mais de 6,5 mil milhões de dólares, no ano passado, para ajudar os países-membros a gerirem o impacto financeiro, económico e sanitário adverso causado pela pandemia da Covid-19”, aponta-se ainda no comunicado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.