Absa Bank vai buscar crédito ao IFC para desenvolvimento do comércio africano

O Absa Bank, subsidiária do Absa Group Limited, recorreu a um financiamento de 250 milhões de dólares junto da Sociedade Financeira Internacional (IFC) para apostar no acesso ao crédito destinado ao desenvolvimento do comércio na África subsaariana.

O financiamento enquadra-se no Programa da IFC denominado Liquidez do Comércio Global.

De acordo com o Director Executivo do Absa Bank em Joanesburgo, Bohani Hlungwane, o programa alinha-se ao relacionamento entre as partes, e “solidifica o nosso compromisso de fornecer acesso ao financiamento comercial e fechar a lacuna de financiamento do comércio no continente africano”.

No modelo de partilha de risco que vigora no programa GTLP,

O banco emitiu o empréstimo na base do programa Global Trade Liquidity Program, que prevê um modelo de partilha de riscos. Assim, a IFC vai assegurar um conjunto de transações comerciais elegíveis emitidas pelo Absa Bank até 50%, sendo o restante valor garantido pelo banco. O mecanismo deve apoiar o compromisso do Absa em aumentar a acessibilidade ao financiamento do comércio, com cerca de 80% do valor a ser direccionado a países frágeis e de baixa renda.

O programa GTLP fornece financiamento comercial que permite aos bancos aumentar os seus limites de crédito, gerenciar riscos e apoiar pequenas e médias empresas em mercados emergentes com desafios particulares.

De acordo com a IFC, o programa iniciou em 2009 e já disponibilizou mais de 75 mil milhões de dólares – o volume de comércio global por meio de quase 27.000 transações, das quais mais de 24 mil milhões representaram comércio em países de baixa renda.

Membro do Grupo Banco Mundial, a Sociedade Financeira Internacional (IFC) é a principal instituição de desenvolvimento voltada para o sector privado nos países emergentes e opera em mais de cem países.

Fonte: ma

Partilhar este artigo