A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, declarou na última sexta-feira (21), que o sucesso no combate ao crime organizado depende da recuperação de activos em poder de criminosos.
A procuradora-geral falava em Maputo, no final de uma reunião dos três órgãos especializados subordinados ao seu gabinete – Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), Gabinete Central de Combate ao Crime Organizado e Transnacional (GCCCOT) e Gabinete Central de Recuperação de Activos (GCRA).
“Chegámos ao fim da nossa reunião de dois dias, avaliámos as actividades do GCCCOT e concluímos que estamos no bom caminho”, afirmou Buchili, citada pela AIM.
No entanto, a fonte sublinhou que a luta contra o crime organizado só pode ser eficaz com a recuperação de activos. Além disso, o trabalho do GCCCT tem de ser constantemente atualizado, para fazer face aos desafios actuais.
“Reconhecemos os avanços alcançados e identificámos os desafios a ultrapassar”, afirmou a magistrada, salientando que estes incluem, em particular, “a implementação de estratégias integradas e um maior empenho de todos os sectores no apoio ao GCCCOT”.
Adicionalmente, Beatriz Buchili, recomendou ao GCCC, que assinala este ano o seu 20.º aniversário, a elaboração de um plano estratégico, considerando ser um instrumento fundamental para orientar o progresso institucional.
(Foto DR)
Deixe uma resposta