Um porto marítimo multiusos de águas profundas, de classe mundial, com capacidade para manusear 150 milhões de toneladas de carga por ano, poderá ser construído, a partir de 2023, em Chongoene, na província de Gaza.
Para a concretização desta iniciativa, a Moçambique STT SA e a PowerChina HHY Joint Venture anunciaram a assinatura há dias do contrato para a concretização do chamado Corredor de Desenvolvimento de Chongoene (CDC).
O acordo está avaliado em mais de 324 milhões de dólares, correspondentes à primeira fase da construção da infra-estrutura.
No global, o projecto do CDC está estimado em 7,2 mil milhões de dólares e compreende, para além do porto de águas profundas, uma linha ferroviária de carga multiusos de alta densidade, projectada para padrões de transporte de carga pesada; uma linha de 221 quilómetros do porto de Chongoene para Donga (distrito de Guijá), onde fará a ligação com a linha dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) até Chicualacuala, na fronteira com a República do Zimbabwe.
Esta linha vai assegurar o acesso ao porto de Chongoene pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), designadamente Zimbabwe, África do Sul, Botswana, Zâmbia, República Democrática do Congo e Angola.
Também está prevista a construção de um ramal do porto de Chongoene até ao distrito de Jangamo, via Inharrime, na província de Inhambane, zona rica em recursos agrícolas e minerais.