Já há fundos para construção do porto de Chongoene em Gaza

Já há fundos para construção do porto de Chongoene em Gaza

Um porto marítimo multiusos de águas profundas, de classe mundial, com capacidade para manusear 150 milhões de toneladas de carga por ano, poderá ser construído, a partir de 2023, em Chongoene, na província de Gaza.

Para a concretização desta iniciativa, a Moçambique STT SA e a PowerChina HHY Joint Venture anunciaram a assinatura há dias do contrato para a concretização do chamado Corredor de Desenvolvimento de Chongoene (CDC).

O acordo está avaliado em mais de 324 milhões de dólares, correspondentes à primeira fase da construção da infra-estrutura.

No global, o projecto do CDC está estimado em 7,2 mil milhões de dólares e compreende, para além do porto de águas profundas, uma linha ferroviária de carga multiusos de alta densidade, projectada para padrões de transporte de carga pesada; uma linha de 221 quilómetros do porto de Chongoene para Donga (distrito de Guijá), onde fará a ligação com a linha dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) até Chicualacuala, na fronteira com a República do Zimbabwe.

Esta linha vai assegurar o acesso ao porto de Chongoene pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), designadamente Zimbabwe, África do Sul, Botswana, Zâmbia, República Democrática do Congo e Angola.

Também está prevista a construção de um ramal do porto de Chongoene até ao distrito de Jangamo, via Inharrime, na província de Inhambane, zona rica em recursos agrícolas e minerais.

Partilhar este artigo