O porta-voz do G-mail, Ross Richendrfer, adiantou que a plataforma vai, em breve, deixar de utilizar SMS para validação de segurança e autenticações, tal como se pretende com as palavras-chave.
Os códigos SMS devem ser abandonados quando se trata de autenticação e substituídos por códigos QR para “reduzir o impacto do abuso desenfreado e global de SMS”.
Na Google, a verificação por SMS serve actualmente para segurança e controle de abuso. Citado pela Forbes, Richendrfer explicou que no domínio da segurança é para saber se de facto se trata do utilizar de sempre, e para o controle de abuso a ideia é assegurar que os piratas/fraudadores não abusem dos serviços do Google.
Conforme revelou, a verificação por SMS é vulnerável ao phishing, e para escapar a isso, “nos próximos meses, vamos reimaginar como verificamos números de telefone” introduzindo a verificação por códigos QR.
“Códigos SMS são uma fonte de risco elevado para os utilizadores”, concluiu Richendrfer. “Estamos felizes em apresentar uma nova abordagem inovadora para reduzir a área de superfície para invasores e manter os utilizadores mais seguros contra actividades maliciosas”.
Segundo a Google os códigos QR oferecem a vantagem de reduzir o risco de phishing e eliminar a dependência, pelo menos geralmente, dos utilizadores do Google em relação às suas operadoras de telefonia para protecção contra abuso.
Deixe uma resposta