EAC e SADC nomeam antigos líderes do Quénia, da Etiópia e da Nigéria para conduzir processo de paz na RDC

EAC e SADC nomeam antigos líderes do Quénia, da Etiópia e da Nigéria para conduzir processo de paz na RDC

Os blocos regionais da África Oriental e Austral nomearam antigos dirigentes do Quénia, da Etiópia e da Nigéria para supervisionar o processo de paz na República Democrática do Congo (RDC), numa altura em que se intensificam os combates no leste do país.

A Comunidade da África Oriental (EAC) e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) uniram-se nas últimas semanas numa tentativa de trazer a paz ao leste da RDC, onde o grupo armado M23, apoiado pelo Ruanda, já domina grandes extensões de território, desencadeando uma crise humanitária.

No final de segunda-feira (24.02), os dois blocos emitiram um comunicado no qual informam ter nomeado o antigo Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, o antigo primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, e o antigo Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, como “facilitadores” deste novo processo de paz.

A declaração refere que os principais objectivos incluem um “cessar-fogo imediato e incondicional”, bem como o fornecimento de ajuda humanitária e a segurança do aeroporto de Goma, uma das principais cidades tomadas pelo M23. Os dois blocos irão realizar uma reunião ministerial na sexta-feira (28.02) para “trabalhar nos pormenores do cessar-fogo”. (DW)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.