Os distritos de Chicualacuala, Mapai, Chókwè, Guijá e Chibuto, na província de Gaza, Sul de Moçambique, poderão ser afectados por inundações nas próximas 24 horas devido ao transbordo do rio Limpopo causado pelo escoamento das águas provenientes dos países a montante.
Segundo o director da Unidade de Gestão da Bacia do Limpopo, Ivan Cuna, a situação vai resultar no isolamento de algumas comunidades, destruição de campos agrícolas e interrupção da circulação.
“Das zonas vulneráveis, o destaque vai para a baixa de Incoluanine e de Guele Guele, em Muhambe, Tlhatlene em Chaimite, Sanjene, em Xilembene. Algumas vias, estradas locais, incluindo as vias de acesso para a aldeia de Chivonguene, Incoluaninine, Maqueze, em Lhaquene, a sua situação vai piorar”, apontou o responsável, citado pela Rádio Moçambique.
Face à situação, as autoridades apelam à observância de medidas de precaução ao se fazerem ao rio. “Recomendamos igualmente que neste momento é muito perigoso tentar recuperar equipamentos nas zonas baixas, pois, à medida que o caudal vai desenvolvendo, podem conseguir entrar mas podem não conseguir sair, face à elevação dos níveis”, concluiu Ivan Cuna.
(Foto DR)
Deixe uma resposta